Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da grandiosa Batalha das Termópilas, onde os gregos resistiram por vários dias às forças do rei persa Xerxes, que tentava invadir a Grécia. Sob o comando do rei espartano Leônidas, a história já ganhou várias adaptações, incluindo o filme hollywoodiano 300, em 2006.
E apesar de muitos conhecerem Leônidas por seus feitos à frente do exército espartano, a verdade é que sua vida vai muito além dos campos de batalha. Pensando nisso, hoje listamos para vocês alguns fatos sobre a vida de um dos maiores guerreiros da história da humanidade. Confira!
1 - Grande distribuição de poder
O sistema político de Esparta era dirigido ao mesmo tempo por dois homens. Ou seja, Leônidas não foi o único a governar a cidade-estado grega. E eles nem precisavam ser da mesma dinastia. Além dos co-reis, ainda existiam o poder paralelo dos éforos. Os éforos eram autoridades eleitas que influenciavam na decisão dos co-reis.
2 - Os números em Termópilas
Segundo o que contam os mitos sobre as Termópilas, Leônidas estava acompanhado de apenas 300 soldados espartanos para impedir que o rei persa, Xerxes, invadisse a Grécia. No entanto, na realidade, esse número era bem maior. Leônidas, além dos supostos 300 soldados, estava acompanhado de muitos outros gregos. As forças gregas nas Termópilas foram estimadas em cerca de 3 a 7 mil soldados.
3 - Filho do leão
O nome do guerreiro e líder espartano Leônidas é traduzido de uma antiga língua grega e significa "filho do leão". É certo dizer que o pai de Leônidas, Anaxândrides II, tinha sim um ego bem elevado, a propósito, principalmente em relação a seu filho.
4 - A linhagem
O rei Leônidas foi o 17º rei na linhagem de reis de Agiad. Eles alegavam que eram descendentes do herói grego Herácles, que segundo as adaptações comerciais da mitologia, seria Hércules.
5 - As voltas do destino
Sabemos que o pai do rei Leônidas era Anaxândrides II. No entanto, o nome de sua mãe nunca foi revelado. Porém, sabe-se que a mãe do rei não era apenas a esposa de Anaxândrides II, como também sua sobrinha.
6 - Um senhor em batalha
Quando Leônidas e seu exército marcharam rumo às Termópilas para a histórica batalha, o rei já não era um homem no auge da sua juventude como o filme 300 sugere. Na verdade, segundo algumas fontes, na época da batalha, Leonidas já tinha cerca de 60 anos de idade.
7 - Elenco original
Antes mesmo de Gerard Butler, ao encarnar o guerreiro professar a famosa frase "This is Sparta", na adaptação de 2006, Richard Egan, em 1962, foi o primeiro a dar vida ao rei Leônidas. Este primeiro filme inspirou Frank Miller a escrever 300.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua mensagem, responderei o mais rápido possível!